A Diva fincou os pés no chão e conseguiu dizer ao mundo os limites entre o respeito a fé alheia e uso da religião para separar e dividir as pessoas
No Madonna day de hoje faremos uma breve análise da relação da nossa rainha com a Igreja Católica.
A carreira de Madonna completou mais de quarenta anos. E atravessou dois séculos bastante distintos nos mais profundos e diferentes aspectos. Nem ela nem a igreja obviamente passaram sem serem afetados por essas mudanças. Madonna é creditada por ser uma fomentadora dessas mudanças, ou por integrá-las. O mundo certamente foi impactado por muitas de suas ações.
Madonna já esteve neste planeta ao mesmo tempo do que nada mais nada menos do que SETE Papas. No ano em que ela nasceu o Papa era Pio III. Quando sua carreira solo começa, o líder cristão na época era João Paulo II. Os tempos eram outros […], a cultura POP como a conhecemos estava saindo da “Factory” de Andy Warhol e migrando para o “mainstream”….
Quem nunca ouviu que Madonna foi excomungada da igreja três vezes? Seu nome “Madonna” nada mais é do que uma das traduções possíveis para nomear a “Virgem Maria”. O contraditório e a fissura perseguem essa relação até os dias de hoje. Contudo, é importante pontuar que embora Madonna não tenha recuado em suas provocações e contestações, a igreja por outro lado, com as mudanças em sua liderança passou a adotar uma outra postura….
Inegavelmente, nos últimos anos a igreja também parece ter apontado seu farol para outras questões que não necessariamente a intimidade e a sexualidade dos sujeitos. Ainda com uma doutrina tido por muitos como controversa e excludente, o atual Papa Francisco, vem dialogando, com avanços e alguns tropeços, com uma postura mais preocupada com os grandes problemas que ainda permanecem, como a desigualdade, a fome, as injustiças, as guerras que vitimam milhares. Não que uma instituição gigante e milenar tenha mudado de um dia para a noite, mas em pequenos gestos, como o rápido encontro do Papa com o Cientista Social Brasileiro, que falamos aqui no Estima esses dias (colunista nosso inclusive) mostram pequenos mas poderoso gestos num caminho de uma tentativa de conciliação. Madonna mudou a igreja católica? Não podemos afirmar isso, mas ela é parte do conjunto de mudanças positivas da humanidade.
Estima Notícias
ISSN – ISSN 2966-4683