Advertisement

Games: listamos os melhores periféricos para turbinar a jogatina

Foto Romy DeckelPixabay

Não há como negar que os videogames fazem parte da vida de um homem desde a sua infância, especialmente se ele tiver nascido após os anos 80. Conforme a idade adulta vem chegando, muitos acabam se afastando desse hobbie por conta das novas prioridades da vida. No entanto, novas oportunidades para criar memórias no mundo digital podem acabar surgindo uma hora e é sempre bom estar preparado para essas ocasiões.

Pensando nos homens que estão conhecendo pela primeira vez esse mundo dos videogames modernos, nós selecionamos seis periféricos e equipamentos gamers pouco conhecidos que vão deixar sua jogatina muito mais confortável e prática. A lista abrange as principais plataformas de videogames da atualidade, indo dos tradicionais consoles de mesa até os computadores mais modernos. Bora conferir?

1 – SSD no computador

Foto DivulgaçãoSanDisk

Você já apertou o botão de ligar o computador e ficou olhando pro nada enquanto o sistema carregava por tanto tempo que parecia uma fila para o banheiro do Rock in Rio? Pois é, são nesses momentos que que um SSD pode fazer toda a diferença.

O Solid State Drive, ou “Unidade de Estado Sólido” em português, é um dispositivo de armazenamento super rápido que é muito mais poderoso do que um HD tradicional. Além de ser uma peça relativamente barata, o SSD proporciona um carregamento quase que instantâneo de jogos e aplicativos, deixando o funcionamento do computador mais estável e com bem menos chances de travar.

Não é exagero dizer que o SSD é o upgrade mais simples, porém com os resultados mais notáveis, que você pode fazer no seu setup. Ele garante mais velocidade, mais conforto, menos estresse — tudo isso com um custo-benefício excelente em comparação à outros componentes do computador.

2 – No-Break para computador

Foto DivulgaçãoSMS

O No-Break é um dispositivo que fornece energia temporária para seu computador quando ocorre alguma queda inesperada de luz. Basicamente, ele funciona como uma bateria de emergência que entra em ação quando a luz falha — mantendo seu PC, console ou monitor funcionando por alguns minutos preciosos.

Além de evitar danos no equipamento, o No-Break permite que o jogador tenha tempo para salvar seus dados de jogo ou então possa terminar aquela partida online sem o risco de tomar punição por sair antes de acabar. O equipamento também pode se provar extremamente útil para quem trabalha no computador e tem pesadelos com a chance de perder os dados atualizados de algum arquivo importante.

3 – Adaptador 8Bitdos para Nintendo Switch

Foto Divulgação8BitDos

Todo dono de um Nintendo Switch precisa se preocupar com os frágeis controles “Joycon” que tem uma baita fama de dar defeito nos botões analógicos. Levando em conta o preço salgado de um novo controle, o adaptador 8BitDos surge como o melhor custo-benefício possível.

Custando cerca de R$60 em promoções no Aliexpress, esse “tijolinho” permite que você sincronize e utilize qualquer controle sem fio no seu Switch. Pode ser um controle de Xbox, Playstation, Wii e até aqueles piratas que vendem na feira da esquina. Se você possui qualquer controle wireless antigo mofando no armário, o 8-Bitdos se mostra como a melhor oportunidade para revivê-lo.

4 – Controle personalizado de Arcade

Foto DivulgaçãoABCnetgames

Quem viveu a febre das máquinas de fliperamas nos anos 80 e 90 vai pirar nesse aqui. Os controles de Arcade basicamente são controles personalizados para se assemelhar aos “caixotes” que eram usados nos fliperamas. Além de trazer uma maneira completamente diferente de se controlar, a ergonomia e o manche do controle arcade oferecem uma experiência mais tátil e precisa do que os controles tradicionais, especialmente no caso dos jogos de luta.

Quem tem interesse em jogos como King of Fighters, Street Fighter ou Mortal Kombat definitivamente vai tirar um ótimo proveito desses controles personalizados. É possível utilizá-los em qualquer plataforma de videogame, sempre prestando atenção nas compatibilidades de cada modelo. No Brasil, o site “2nd Impact” é o melhor lugar para comprar e saber mais informações sobre o assunto.

5 – Base de carregamento Playstation 5

Foto: Divulgação/Sony

Que atire a primeira pedra quem nunca chegou em casa ansioso para ligar o videogame, mas na hora H percebeu que a bateria do controle havia acabado? Esse é um problema bastante comum entre usuários do Playstation 5. Mesmo que seja uma solução, jogar grudado na televisão com aquele cabinho carregador definitivamente não é algo confortável.

É exatamente por esse motivo que a base de carregamento do Playstation 5 se prova como um acessório essencial para quem costuma jogar bastante no console da Sony. Com ela é possível deixar até dois controles diferentes carregando na base sem a necessidade de ligar o videogame toda vez. Praticidade e agilidade em um só produto.

6 – R36S, o emulador portátil

Foto: Divulgação/BOYHOM

O R36S não é exatamente um periférico, mas seria um crime não mencioná-lo aqui como um dos melhores custos-benefícios do mundo gamer. Apesar de sair por menos de 300 reais nas promoções do Aliexpress, esse pequeno console portátil possui milhares de jogos clássicos pré-instalados na sua biblioteca.

Tem jogo de Atari, Gameboy, Gameboy Color, Nintendinho, Super Nintendo, Mega Drive, Master System, Nintendo 64, Nintendo DS, Sega Saturno, Arcades, Playstation 1 e PSP. Caso você ainda não esteja satisfeito, pode adicionar mais emuladores e jogos manualmente através do cartão SD. Considerando seu preço extremamente em conta, o R36S é a pedida mais do que perfeita para reviver os clássicos da infância.

Nostalgia do futuro

Foto: VanDulti/Pixabay

Redescobrir o mundo dos games pode ser uma experiência tão divertida quanto foi lá atrás, na infância — e com os periféricos e apetrechos certos, tudo fica ainda mais confortável, prático e emocionante. Seja você um veterano dos fliperamas, um novato nos consoles modernos ou alguém que só quer matar a saudade dos jogos retrô, sempre existe uma forma de tornar sua experiência mais completa.

Com um bom SSD, proteção contra quedas de energia, controles personalizados e até um emulador de bolso, dá pra mergulhar de cabeça no universo gamer sem precisar gastar uma fortuna. No fim do dia, o importante é se divertir e criar novas memórias.

avatar do autor
Rhuan Rodrigues

Copyright: Grupo Landro Carioca - Todos os direitos reservados - Estima Notícias © 2025 Laroyê! | Newsio by ThemeArile