Nada melhor do que começar a falar de turismo em um dos destinos mais buscados da América Latina: o Rio de Janeiro (RJ). É incrível como essa cidade continua maravilhosa, não importa os problemas que ela atravesse. Se você busca museus, história e cultura, o Rio tem; se você busca experiências simples ou luxuosas, o Rio também tem.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Segundo o Ministério do Turismo, só em 2024, foram mais de 1,5 milhão de turistas internacionais no RJ — e esse número tende a crescer cada vez mais. Mas vamos ao que interessa, lugares para conhecer.
Rio de Janeiro: um breve guia
Locais indispensáveis
Quando vier ao Rio, caminhe pela Orla de Copacabana, tire fotos com a Pedra dos Dois Irmãos ao fundo na Praia de Ipanema e assista ao pôr do sol no Arpoador. Isso é mandatório! Se você gosta de música black, uma boa pedida para sua noite é o Baile Charme de Madureira. Caso prefira samba, entre outros ritmos em um só lugar, você tem a Pedra do Sal, no Centro do Rio, além do tradicional e boêmio bairro da Lapa, com bares, restaurantes e casas de shows para todos os gostos.

Se você não tirar uma foto no Corcovado com o Cristo Redentor ou do Pão de Açúcar ao fundo, é a mesma coisa que ir à Paris e não tirar foto com a Torre Eiffel — ou seja, é obrigatório. Se você quer ir ao Corcovado, é melhor e mais seguro, optar pelas vans turísticas oficiais que saem dos vários pontos da cidade — vou deixar o contato no fim da matéria. Para ir ao Pão de Açúcar, Museu do Amanhã, Confeitaria Colombo, Rio Star, Parque Lage, Jardim Botânico e outros pontos, não há a necessidade de transporte específico, você pode ir de transporte público ou de aplicativo.
Gastronomia
Se você é daqueles como eu, que adora lugares instagramáveis até na hora de comer, sugiro o restaurante Orla 21, no aeroporto Santos Dumont. Há, também, o segundo andar do boteco Belmonte, localizado na rua Farme de Amoedo, esquina com a Av. Vieira Souto, em Ipanema — com certeza vão chover curtidas nas suas fotos!

Locomoção
Se você gosta de se misturar com os moradores locais sempre que viaja, saiba que para vários desses lugares você consegue ir de ônibus, metrô, VLT ou BRT, e a passagem varia entre R$ 4,30 e R$ 7,50 (a depender do trajeto). Se gosta de algo mais privativo e confortável além dos táxis, é possível recorrer a Uber, 99 e InDrive.
Por: Johnny Lima
Estima Notícias! ISSN 2966-4683